Por dia mais de 20 pacientes deixam de comparecer em consultas e exames, prejudicando o próprio atendimento e de outros que aguardam por atendimento.


Com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade no atendimento oferecido e agilizar o acesso à consultas e exames, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Assis está promovendo, em parceria com os 12 Municípios Referenciados, o Departamento Regional de Saúde (DRS IX) Marília e a articulação regional de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) São Paulo, uma campanha de sensibilização sobre a falta de pacientes e aproveitamento de vagas.
A Campanha intitulada de ‘Sua falta faz falta’! visa informar, sensibilizar e orientar pacientes e demais usuários dos serviços de saúde sobre os prejuízos das faltas em consultas e exames agendados, os impactos gerados a ele mesmo, que tem seu diagnóstico atrasado, tratamento e melhora prejudicados e aos demais pacientes, que aguardam por atendimento, além dos prejuízos pelos recursos contratados, médicos, equipamentos, equipe de enfermagem.
Pode até parecer estranho falar em falta de paciente, quando tantos buscam por vagas de atendimento no Sistema Único de Saúde, mas segundo os dados de acompanhamento do AME Assis, infelizmente, por dia, mais de 20 pacientes não comparecem às consultas, exames e procedimentos agendados. Outros não consegue efetivar seu atendimento por falta de documento, falta de preparo adequado para o tipo de exame, como por exemplo jejum, falta de encaminhamento ou ainda por atraso. Para tentar resolver, ou pelo menos amenizar, este problema, além da Campanha divulgada nas redes sociais e por meio de folhetos e cartazes nas Unidades de Saúde dos Municípios, o AME Assis adotou outras ações, como por exemplo a comunicação, via email, diária, das faltas ocorridas às Secretarias de Saúde e aos Prefeitos dos Municípios responsáveis pelos pacientes faltosos. Outras medidas administrativas também foram adotadas, como o redirecionamento do paciente para a Unidade de Saúde de origem quando este faltar três vezes consecutivas em consultas, exames ou procedimentos. Pacientes que faltam, sem justiticativa ou que não avisam são colocados no final da fila de espera, de modo a não prejudicar os demais pacientes que aguardam por atendimento.
Quando realmente precisar faltar, o paciente deve informar com antecedência mínima de 48 horas o AME Assis, por meio do telefone 18 3302-3706, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por meio de mensagem inbox na página do Ambulatório na rede social, informando o nome completo do paciente, data de nascimento, a data e hora da consulta, exame ou procedimentos agendados. Ao avisar pelo menos 48 horas antes da data agendada, o paciente permite que o Ambulatório beneficie outro paciente.
“Os grandes parceiros da nossa Campanha são os próprios pacientes e os agentes das Unidades Básicas de Saúde. Trabalhar a falta do paciente foi uma iniciativa da nossa Comissão Interna de Humanização, que busca garantir que o papel do AME seja cumprido com sucesso, oferecendo diagnóstico e orientação terapêutica com alta resolutividade, diminuindo, desta forma, o tempo de espera de pacientes e a perda de consultas e exames ofertados” afirmou a gerente administrativa do Ambulatório Andreia Camargo Souza.